40 anos
Simpósio Comemorativo API
Giulio Massarani (In memoriam) - O mentor dos Sistemas Particulados no Brasil
PREFÁCIO
A ideia central do Simpósio comemorativo dos 40 anos da área de Sistemas Particulados (AP1) do DEQ/UFSCar é além da comemoração em si, pois 40 anos não podem passar sem uma profunda reflexão, é também homenagear a saga que se originalizou na COPPE e deriva principalmente da dupla Telles/Massarani. No período de 1961 a 1967, Telles fez o mestrado e o doutorado na University of Houston System na linha de escoamento de fluidos e Massarani, entre 1961 e 1963, fez o mestrado também em Houston na linha de absorção. No período de 1967 a 1971, Massarani fez o doutorado na Universidade de Toulouse sobre escoamento em meios porosos. Com os dois doutores de volta a COPPE, iniciaram as pesquisas e orientação de trabalhos voltados aos Sistemas Particulados. Em 1973, aproveitando a visita dos pesquisadores Claude Thirriot (Universidade de Toulouse, França) e S. Irmay (Technion de Israel), promoveram na COPPE, um encontro entre pessoas com interesse nos Sistemas Particulados. Nesse encontro foi proferida duas conferências pelos professores estrangeiros e foram apresentados 11 trabalhos científicos. Seria apenas um evento isolado se um grupo da UNESP Campus de Rio Claro/SP não se apresentasse para promover o segundo encontro. Futuramente, esses encontros ficaram conhecidos pela sigla ENEMP – Encontro sobre Escoamento em Meios Porosos. Em 1995, o nome foi mudado para Congresso Brasileiro de Sistemas Particulados, mas a sigla continuou sendo ENEMP, por tradição. Inicialmente os congressos eram anuais, a partir de 2004 passaram a ser de dois em dois anos. O 38º ENEMP realizado em Maringá/PR, em 2017, contou com a participação de mais de 500 pesquisadores e 340 trabalhos estão publicados nos anais do congresso. Em 2019 ocorrerá o 39º ENEMP na cidade de Belém no estado do Pará. O trio Massarani, Telles e ENEMP são responsáveis pela maioria dos trabalhos em Sistemas Particulados, desde 1973 até os dias atuais.
​
Em 1974, o PEQ (Programa de Engenharia Química)/COPPE/UFRJ tinha cinco doutorandos, César Costapinto Santana, João Sampaio d’Ávila, José Teixeira Freire, Nehemias Curvelo Pereira e Satoshi Tobinaga, todos desenvolvendo tese na área de Sistemas Particulados e sob orientação de Massarani ou Telles. A partir do início de 1979, esses doutorados foram sendo concluídos e os recém doutores retornaram as suas universidades de origem, Freire e Tobinaga voltaram para a UNESP Campus de Rio Claro, César e Nehemias para a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e d’Ávila para a Universidade Federal de Sergipe. Logo em seguida Freire e Satoshi foram para o Departamento de Engenharia Química da UFSCar e Cesar mudou-se para o Departamento de Engenharia Química da UNICAMP. Assim, na década de 80 já se tinha mais quatro polos de pesquisa em Sistemas Particulados.
​
A UFSCar, UNICAMP e UEM implantaram cursos de pós-graduação, novos mestres e doutores foram formados. Na COPPE novos doutores também são formados. Logo novos polos de pesquisa com estrutura similar a da COPPE foi sendo levado para inúmeras universidades. Hoje, a grande maioria dos estados brasileiros tem pelo menos um grupo que trabalha em Sistemas Particulados.
​
Assim ao analisarmos os Anais do Simpósio é possível ver o quanto se progrediu na área dos Sistemas Particulados. Para que ficasse mais fácil essa análise, o comitê científico permitiu vários tipos de submissão de trabalhos, indo desde trabalhos completos ao nível do ENEMP até resumos expandidos onde o profissional apresenta sua intensão de desenvolvimento do tema em seu local de trabalho. Proporcionando uma visão desde grupos consolidados até a proposta de trabalhos de recém doutores e mesmo de alunos em sua iniciação científica, mestrado e/ou doutorado.
​
Os Anais estão subdivididos em três partes: resumo expandido, resumo simples e trabalho completo. Os resumos expandido abordam desde 12 diferentes grupos de pesquisas no País, nove resumos relacionados aos capítulos do Livro Tópicos em Sistemas Particulados - Vol. 5, além de resumos expandido de projetos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Nos resumos simples temos trabalhos da Universidad de Santiago de Chile, Universidad de los Andes e Universidad del País Vasco, seguidos de resumos de projetos acadêmicos e de profissionais da área industrial. Por fim, são apresentados os trabalhos completos, que envolvem áreas temáticas relacionadas aos Fundamentos em Caracterização e Dinâmica de Partícula, Bolhas e Gotas, Modelagem e Simulação, Fenômenos Interfaciais e Propriedades de Transporte, além de Aplicações Técnicas, como Leitos Fixos, Deslizantes, Jorros, Fluidizados e Vibrados, Secagem e Processos de Separação.
​
Finalizando este prefácio, queremos deixar aqui registrado a grande alegria por conseguir reunir a maioria da coletividade dos Particuleiros, pelas belas e produtivas discussões e por todos aqueles que acreditaram em nosso sonho e enviaram seus trabalhos. Esperamos encontrar a todos novamente no ENEMP, em outubro de 2019, na nossa querida Belém. Dedicamos estes anais a todos que participaram para a realização do Simpósio comemorativo dos 40 anos da AP1.
​
Organizadores,
José Teixeira Freire
Vanessa Dal-Bó
São Carlos – SP
Maio de 2019